Ir para conteúdo

Algoritmo

Compartilhar este tópico:

11 respostas neste tópico

#1 Haber
Postado 06 abril 2011 - 08:40

Too early to a checkmate yet

• Moderador
  • 0
  • 1997 posts

Twitter Facebook
Localização: Macuco - RJ Interesses:Conhecer o Brasil! Gênero: Masculino

Primeiramente quero dizer que criarei esse tutorial por partes.
É um assunto um tanto quanto extenso e eu sou um tanto quanto perfeccionista, vou querer deixar bem detalhado.
Sei que uma parte da galera aqui do forum programae talz e já vi que tem outros que fazem faculdades na mesma área que eu, então, se tiverem algo para corrigir e/ou acrescentar, peço que comentem a respeito.
Não é o melhor tutorial do mundo e eu sou um péssimo professor.
Para quem programa, mas é daquele jeito, não sabe o que está fazendo, isso facilitará em muito a vida de vocês.
E, para quem não programa, é uma ajuda para começar. Enfim, vamos ao tutorial, sem mais blábláblá...

Introdução:
Algoritmos são sequencias finitas de instruções lógicas bem definidas e não ambíguas (não podemos dar margem de dupla interpretação ao compilador - explicarei mais tarde sobre isso).
Basicamente um algoritmo é uma receita de bolo, onde colocamos quais passos devem ser seguidos pelo programa.

Para se entender algoritmo, deve-se ter um bom domínio de lógica. Muitas vezes nos deparamos com situações onde devemos usar todo nosso potencial lógico para passar do mundo real para um algoritmo uma estrutura passos que faça algum sentido. Algo próximo ao que chamamos de "abstração" (mas nisso entraríamos em um conceito de Programação Orientada a Objeto, que prefiro deixar para um outro tutorial).

A grosso modo, uma forma de exercitar seu raciocínio lógico é fazendo aqueles testes bobos que existiam aos montes na internet há alguns anos. O teste do "lobo, ovelha, grama e a balsa", ou o teste da "família, polícial, ladrão e a balsa", tudo isso pode ser descrito em passo lógicos, que, no final, descrevem um algoritmo.